Blog

Blog Resoluty

Leia nossos artigos, te manteremos informados dos mais diversos assuntos.


Capital de Giro

Capital de Giro

Resoluty 02 Mar 2021

Capital de giro é o valor que a empresa tem ou precisa ter para custear as suas operações do dia a dia. Como o próprio nome já sugere, o capital de giro tem o objetivo de fazer a empresa “girar”, ou seja, movimentar a rotina do negócio a partir de operações como pagamento de fornecedores, aluguel de imóveis, compra de matéria-prima, estoques e salários de funcionários, entre outros, sem comprometer a saúde financeira do empreendimento.

Uma forma simples de calcular o capital de giro líquido da empresa é:

CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO = ATIVO CIRCULANTE – PASSIVO CIRCULANTE

Ativo Circulante: Dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matéria-prima e títulos em geral.

Passivo Circulante: Fornecedores ou duplicatas a pagar, empréstimos bancários, títulos a pagar, encargos sociais a pagar, salários a pagar e impostos a pagar.

Não é novidade para ninguém que, universo de negócios, até os maiores empreendedores já enfrentaram momentos dificeis no campo financeiro. Quando a empresa tem um déficit em seu capital de giro, a solução, quase sempre é buscar um empréstimo nas instituições competentes, para garantir a saúde financeira da empresa e pagar as contas do dia a dia.

O capital de giro é um empréstimo parcelado para atender as necessidades de fluxo de caixa da empresa, geralmente utilizado para organizar despesas. Mas quando o empreendedor não faz um bom planejamento dos seus financiamentos e empréstimos para manter seu negócio as consequencias podem ser fatais.

Em tempos de pouca demanda ou vendas em queda, muitos empreendedores se veem diante do dilema do endividamento. Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, no início de 2018 foram contabilizadas 5 milhões de micro e pequenas empresas endividadas.

Ter o seu CNPJ em uma “lista negra” faz você perder credibilidade com investidores, clientes e fornecedores. Aliás, a sua empresa terá dificuldade em negociar preços, prazos de pagamentos e parcerias. Em alguns casos, os serviços como, pagar em cheque, abrir contas e outras atividades que se resolvem com os bancos serão seriamente comprometidos, inclusive realizar compras a prazo.

Mesmo em casos mais extremos, quando as dívidas parecem impagáveis, especialistas defendem que há abordagens profissionais para lidar com a negociação, capazes de trazer fôlego ao caixa e abrir espaço para que o empreendedor volte a trabalhar com foco em seus resultados, e não mais atormentado pelas contas que não param de chegar. Esse profissional especialista, sabe lidar diretamente com o banco, informando todas as taxas que você não precisa, e não deve pagar. Ele irá traçar um plano de sucesso para quitar o seu saldo devedor. Com valores que cabem no seu orçamento.

Conte com os profissionais da Resoluty Consultoria, pois é a única que fornece a garantia de redução da sua dívida e já ajudou mais de 7.437 pessoas e empresas a se livrarem dos juros abusivos.

Faça parte do grupo de clientes satisfeitos e aliviados que mais cresce em Sorocaba e agora em todo o Brasil.
Vamos resolver juntos!

Compartilhamento: