Blog

Blog Resoluty

Leia nossos artigos, te manteremos informados dos mais diversos assuntos.


Dicas para não perder o seu veículo Busca e Apreensão

Dicas para não perder o seu veículo Busca e Apreensão

Resoluty 23 Fev 2021

Você financiou um veículo, a situação apertou e as parcelas estão em atraso? Está com medo de ter seu carro apreendido ou já teve o pedido de Busca e Apreensão emitido?

Tudo que você precisa nesse momento é calma para decidir os seus próximos passos, pois uma decisão errada poderá comprometer ainda mais a sua vida financeira ou até mesmo fazer com que você perca o seu bem.

Neste artigo, você aprenderá tudo que precisa saber sobre a Busca e Apreensão (B.A.) Assim, poderá evitar ou sair dessa situação sem ter prejuízos desastrosos.

O QUE É BUSCA E APREENSÃO?

A Busca e Apreensão, ou também conhecida pela sigla B.A., é uma ação prevista em Lei que permite que uma instituição financeira recupere um bem financiado que esteja com parcelas em atraso. Em outras palavras, é quando o banco, ou a financeira, “toma de você” o seu veículo por falta de pagamento.

Vale lembrar que essa condição está prevista no contrato firmado entre cliente e instituição financeira, no qual fica estabelecido que o próprio objeto financiado (seu veículo, no caso) é a garantia do banco, caso o cliente não cumpra com o pagamento das parcelas.

Após o acúmulo de parcelas sem pagamento, o pedido de Busca e Apreensão pode ser expedido. Ou seja, você passa a correr o sério risco de ter o seu veículo apreendido pelo banco.

QUAIS SÃO OS RISCOS QUE VOCÊ CORRE AO ATRASAR PARCELAS DO FINANCIAMENTO

Além da Busca e Apreensão do seu veículo, o atraso das parcelas gera outros problemas para você:

Nome negativado

Ao atrasar o pagamento das parcelas, você poderá se tornar um negativado, isso é, seu nome será incluso nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Assim, você terá de encarar alguns problemas, como a limitação de crédito, impedimento de abertura de conta corrente, dificuldade para locar um imóvel e ficar com seu score mais baixo - uma pontuação de 0 a 100 que determina o quão bom ou mau pagador você é na praça.

Aumento da dívida

É importante estar ciente de que o atraso do pagamento das parcelas gera o acréscimo de juros e multas, fazendo com que a sua dívida aumente cada vez mais.

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NESSES CASOS

Muitas e muitas ligações

Antes de emitir o pedido de Busca e Apreensão do veículo, as instituições financeiras podem - e com certeza vão - ligar muitas e muitas vezes para você ou para o contato informado no ato do seu financiamento, ou até mesmo para o seu local de trabalho na tentativa de cobrança das parcelas em atraso.

As ligações são constantes e ocorrem por vários números diferentes. Essa é uma tentativa clara de pressioná-lo ao pagamento.

Negociação

Os bancos também farão propostas de negociação do valor da sua dívida. Vale lembrar que, para isso, é necessário que você se comprometa a quitar as parcelas em atraso ou que, ao menos, tenha dinheiro para cumprir com o novo acordo firmado. É importante lembrar que a negociação da dívida feita entre cliente e banco dificilmente reduzirá o valor a ser quitado de maneira significativa.

Se você está pretendendo ter o valor dos juros abatidos ou alguma negociação realmente vantajosa para você, é preciso procurar empresas especializadas na negociação de dívidas, que possuem profissionais capacitados para tratar diretamente com a instituição financeira.

Entrega Amigável

A instituição financeira pode, ainda, propor uma solução chamada de entrega amigável, que consiste na devolução voluntária do veículo. Ao aceitar essa proposta, seu carro será avaliado por um perito e, caso esteja em bom estado, vai para leilão.

O valor obtido no leilão do veículo servirá para quitar parte do saldo devedor, restando para você o pagamento do saldo remanescente, ou seja, o valor restante da dívida.

COM QUANTAS PARCELAS EM ATRASO VOCÊ PODE PERDER SEU VEÍCULO

Essa é uma informação muito importante, pois avaliando o número de parcelas em atraso, é possível prever se seu veículo já corre o risco de ser apreendido pela instituição financeira.

No geral, as instituições podem entrar com pedido de B.A. a partir de três meses de atraso das parcelas. Desse modo, caso você tenha deixado de pagar três ou mais parcelas, existem grandes chances de ter sido emitida a Busca e Apreensão do seu veículo.

Caso você esteja com uma quantidade inferior a três parcelas sem pagamento, ainda existe a possibilidade de quitá-las e regularizar a sua situação.

Mas, se você não tem dinheiro para sanar essa dívida, é recomendável buscar a orientação de uma empresa especializada no assunto.

COMO DESCOBRIR SE O PEDIDO DE B.A. DO SEU VEÍCULO JÁ FOI EMITIDO

Para saber se o pedido de Busca e Apreensão já foi expedido para o seu veículo, é ideal que você analise o número de parcelas que estão em atraso e também consulte o site do Tribunal de Justiça do seu estado.

Recomendamos que a consulta seja feita buscando pelo número do documento. Em caso do pedido ter sido expedido, uma equipe de busca será designada a encontrar e apreender o seu veículo. Ao localizá-lo, ele será guinchado para devolução ao banco.

É importante saber que, uma vez apreendido o veículo, o banco pode optar por não negociar mais com você, já que ele conseguiu recuperar o objeto da dívida. Só é possível reaver o veículo, acertando a dívida total do financiamento, com juros e encargos.

Mas, atenção: Há casos em que o processo de B.A. corre em segredo de justiça, e não ser localizado em sua consulta ao site do TJ.

VAMOS RECAPITULAR?

Consulte e acompanhe o site do TJ do seu estado, para saber se seu veículo está sob Busca e Apreensão. Lembre-se de que alguns processos correm em segredo de justiça, neste caso, analise o número de parcelas em atraso.

Se o pedido de B.A. já foi expedido, verifique se você tem dinheiro disponível para quitar suas parcelas em atraso e resolver sua dívida.

Não tem dinheiro para negociar com o banco ou acredita que as propostas oferecidas não são vantajosas para você? Procure imediatamente uma empresa especialista na resolução de dívidas.

Clique aqui para fazer uma simulação gratuita de renegociação da dívida do financiamento do carro. Com a Resoluty Consultoria é possível.

Compartilhamento: