Blog

Blog Resoluty

Leia nossos artigos, te manteremos informados dos mais diversos assuntos.


Revelamos os segredos dos vendedores de carros

Revelamos os segredos dos vendedores de carros

Resoluty 25 Mai 2021

Uma conversa que parece despretensiosa com um vendedor de carros pode te levar a gastar muito dinheiro!

Quer uma prova disso?

Bom, antes de te passar dados, vale lembrar uma coisa básica: os brasileiros são apaixonados por carros. No inconsciente coletivo, uma das características de uma pessoa bem sucedida é ter um carro.

E, talvez, isso ajude a explicar os dados a seguir: o número total de veículos comercializados em abril deste ano subiu 200% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 163.902 veículos comercializados no Brasil só no último mês. As informações são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

E, aí, te perguntamos: você acha que os brasileiros que compram tantos carros estão nadando em dinheiro?

Na verdade, muitas dessas vendas são fechadas por causa da lábia dos vendedores de veículos...

Por isso, neste artigo vamos finalmente revelar os segredos dos vendedores de carros que te manipulam.

E mais: você ainda vai conhecer quais taxas ilegais esses vendedores podem estar te cobrando quando você faz um financiamento de veículo.

Continue lendo para saber tudo sobre!

Livre arbítrio? Os vendedores não te deixam ter!

Sabe o tal do livre arbítrio?

Precisamos te contar que os vendedores de carros são altamente treinados para tirar de você esse poder de escolha.

Existem algumas técnicas de persuasão que eles utilizam enquanto conversam com pessoas que entram nas concessionárias que faz as pessoas agirem.

Por exemplo, imagine a seguinte situação: você está pensando em comprar um carro. Ainda não está totalmente decidido, mas resolve ir até uma concessionária dar aquela olhadinha. Você entra e o vendedor começa a conversar com você. Papo vai, papo vem, você “decide” que vai comprar um carro imediatamente para aproveitar uma grande oportunidade.

E é aí que te dizemos: você foi manipulado pelo vendedor.

Os vendedores de carros são treinados para fazerem você acreditar que está escolhendo o carro que quer comprar, mas, na verdade, eles te manipulam pra você comprar o que eles querem.

E ainda pior: comprar pagando da forma que eles querem!

Os segredos dos vendedores de carros para manipular e fechar vendas

Listamos neste artigo as três principais técnicas que os vendedores de carros usam para concretizarem suas vendas. Preste muita atenção para não cair nessa!

1- Eles vão te mostrar o carro antes de te contar o preço

Vendedores já revelaram que existe uma espécie de protocolo a ser seguido... Primeiro, eles apresentam a parte de fora do carro. Depois, mostram o porta-malas e já vão conduzindo o cliente pra a parte de dentro.

Eles fazem isso pra despertar o seu desejo... E aí, quando eles contam o preço, fica parecendo até uma coisa secundária, quase sem importância, porque você já está apaixonado pelo carro!

2- Eles vão trabalhar com as suas emoções e sensações

Vendedores de carros são conhecidos por serem bons de lábia. E eles vão conversar de forma amigável com você e ir pegando no ar várias informações sobre a sua vida. A partir daí, os vendedores te falam exatamente o que você quer ouvir. Eles fazem você se sentir feliz, especial... Eles vão te falar que aquele carro que você está olhando é perfeito pra você, que vai te dar status, que os seus amigos vão morrer de inveja daquele carrão!

Ah, e os vendedores também vão usar a sua imaginação, falando algo do tipo “entra no seu carro novo, imagina você com a sua família indo viajar”.

3- Eles vão tentar te convencer a comprar financiado

Quando você já estiver seduzido pelo carro e pela conversa, vem a última técnica: eles vão fazer de tudo para te empurrar um financiamento. E eles fazem isso porque ganham comissão em cima dos financiamentos.

Vendedores já revelaram que quando o cliente chega decidido a comprar um carro à vista, eles fazem de tudo para convencer a pessoa a levar um modelo mais caro e financiado.

E é aí que começa outro problema...

O perigo dos juros abusivos e taxas ilegais

Existem algumas taxas cobradas em financiamentos de veículos que podem ser consideras ilegais em determinadas circunstâncias. E também existem os juros abusivos, que são frequentemente cobrados no Brasil.

Tudo isso pode fazer o valor do financiamento subir muito e apertar no bolso. E é preciso ficar atento, porque as dívidas podem causar impactos enormes na saúde e nos relacionamentos (leia mais sobre clicando aqui).

Uma das taxas que não pode ser cobrada em financiamento de carro é a Tarifa de Abertura de Crédito (TAC). A Resolução CMN 3.518/07 entrou em vigência em 2008 e, desde então, a TAC não pode mais ser cobrada.

Outras duas taxas consideradas abusivas são a Tarifa de Emissão de Boleto (TEB) e a Taxa de Emissão de Carnê (TEC). Elas também não podem ser cobradas em contratos feitos a partir de 30/04/2008 por causa da mesma Resolução citada acima.

Tem ainda duas taxas que podem ser cobradas apenas em situações específicas... São elas a Taxa de Serviços de Terceiros e a Taxa de Registro do Contrato. É preciso avaliar cuidadosamente o seu contrato pra saber se essas taxas podem ou não ser cobradas no seu caso.

Como identificar se estou pagando juros abusivos ou taxas ilegais

É bem simples e rápido descobrir tudo isso com a ajuda de especialistas no assunto. Aqui na Resoluty temos consultores que conseguem avaliar o contrato e identificar se há juros abusivos ou taxas ilegais embutidas nele.

Se você quer deixar essa burocracia nas mãos de quem entende do assunto, basta clicar aqui.

Para ler mais artigos, basta clicar aqui.

Compartilhamento: